Como fazer a manutenção do pneu da empilhadeira?


Assim como os pneus dos carros, motos e caminhões, os pneus das empilhadeiras precisam de cuidados básicos, mas necessários, para que a máquina continue se movimentando.


A maioria dos pneus têm vida útil de 3 anos, mas esse período pode ser encurtado se não houver os cuidados necessários da parte do operador da empilhadeira. Cuidados como a calibragem, vistoria para identificar o aparecimento de possíveis rachaduras ou a falta de alinhamento, são fatores que influenciam a troca dos pneus antes do esperado.


Também, sem essa manutenção, o pneu pode causar sérios danos e prejuízos para a empresa em que opera, a carga transportada pode sofrer danos e a empilhadeira gastará mais combustível do que o comum, além das chances de causar um acidente de trabalho com os outros funcionários da loja.


Se você está procurando uma forma de se prevenir e economizar, fazendo a manutenção dos pneus de sua empilhadeira, iremos te dar um passo a passo dos cuidados necessários para a realização dessa tarefa.  


Lembrando que é sempre importante visitar o manual de instruções onde constam todas as informações específicas para cada modelo de empilhadeira, no mais, essas dicas serão de grande importância para que você evite situações de emergência com os pneus de sua máquina.


  • Calibragem

Manter a calibragem do pneu regulada, é fundamental para que não haja desgastes excessivos. Tanto a pressão acima, quanto a pressão abaixo do indicado pelo manual de instrução, podem ser prejudiciais e danificar a estrutura do pneu.


  • Pressão abaixo da indicada:

Nesse caso, a temperatura de dentro da câmara aumenta, causando a flexão das paredes laterais do pneu, e por fim, degradando a  superfície da borracha.


  • Pressão acima da indicada:

Aqui, o pneu perde sua flexão, pois sua carcaça fica endurecida e deixa de amortecer os impactos. Essa alta pressão, também facilita o aparecimento de rupturas na superfície da borracha do pneu.


  • Carga

Toda empilhadeira tem um limite de carga!


Se o peso da carga estiver maior do que o limite indicado pela empilhadeira, tanto a máquina, quanto a carga e os pneus, podem ser gravemente danificados. Para evitar esse acidente, é extremamente importante que o peso da mercadoria esteja dentro das limitações impostas pelo manual.


Também, é indispensável ressaltar que, se a carga estiver dentro desses limites mas a mercadoria não estiver distribuída corretamente dentro do suporte da empilhadeira, um pneu pode ser mais desgastado do que o outro.  


  • Alinhamento

Se você sentir que a máquina está desalinhada, ou seja, com dificuldades de andar em linha reta e  tendendo a puxar mais para uma direção do que para a outra, fique atento, os pneus estão sendo desgastados de forma regular e prematura.


Além dos desgaste do pneu, a empilhadeira deve estar alinhada para que outros problemas sejam evitados, como: desgaste prematuro das peças do rolamento e dos amortecedores, respostas reduzidas da direção, aumento de gastos com o combustível e a falta de segurança no trabalho.


  • Demais cuidados  

Além dos já citados, a manutenção dos pneus precisa de alguns cuidados extras que devem ser supervisionados diariamente, como:


  • O piso deve estar adequado ao tipo de pneu da empilhadeira
  •  Não praticar arranques e frenagens bruscas 
  • evitar curvas em alta velocidade
  • Não dirigir em alta velocidade, ainda mais com cargas próximas aos limites de peso.
  • Verificar se o pneu já não está liso ou poroso
  • Não mudar a direção sem antes para a máquina
  • Trocar os pneus quando atingir vida útil (geralmente de 3 em 3 anos)

Todas as empresas que fazem o uso de empilhadeiras, precisam ter um plano de manutenção da máquina por inteiro. Qualquer peça que não esteja alinhada a esse plano, poderá fazer com que o funcionamento da mesma seja levemente ou gravemente afetado.


É sempre bom ter contatos que podem nos salvar em caso de emergência. No caso de um negócio ou empresa, as emergências podem ser ainda mais urgentes, uma empilhadeira a menos, pode atrapalhar todo o desenvolvimento de reposição das mercadorias, e por consequência, atrapalhar também no processo de vendas desses produtos.


Se você está enfrentando problemas com a manutenção dos pneus da empilhadeira, ou com a própria empilhadeira, nós podemos te ajudar. Além de termos os materiais e produtos necessários, também oferecemos o serviço de manutenção.


O recomendável, é que o operador da empilhadeira, faça a manutenção preventiva da máquina, supervisionando todos os aspectos que possa fazer com que a mesma estacione o processo de funcionamento.


Porém, se sua máquina apresenta algum defeito, desgastes, ou já atingiu a vida útil de alguma peça, você pode entrar em contato com a gente, temos sempre um profissional a disposição de nossos clientes.


Não espere acontecer alguma emergência para que você procure peças e serviços para a manutenção corretiva da sua máquina de trabalho, esteja sempre em dia com a manutenção preventiva e guarde o nosso contato para que o seu negócio não sofra com atrasos. Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail contato@coparts.com.br, ou pelo número: Whats: (11) 98473-5374 tell:  (11) 2633-4000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados