Ponto de equilíbrio: Evite o tombamento da empilhadeira.


Alguns cuidados precisam ser tomados para que não haja acidentes no trabalho.


Acidentes como esse são considerados graves, pois além de danificar a empilhadeira e a mercadoria, coloca em risco a vida dos funcionários e clientes da empresa. É preciso muita responsabilidade na hora de calcular a carga que será transportada por uma empilhadeira.


Por esse e outros motivos, a empresa deve ser bastante criteriosa na hora da contratação de um operador da máquina, por isso também, é que a legislação brasileira impõe que para esse serviço, o operador tenha certificado reconhecido na função, ser operador de empilhadeiras é coisa séria!


Você já reparou que as rodas da frente de uma empilhadeira são bem maiores do que as rodas de trás? Pois bem, essa roda dianteira é o ponto de equilíbrio da máquina, como se fosse o centro de uma gangorra, uma empilhadeira descarregada está deliberadamente desequilibrada pois só há peso em um dos lados desse “brinquedo”.


Esse conceito tem um nome técnico, é chamado de “Fulcro”, como já dito, ele fica na parte dianteira da máquina e garante a estabilidade entre a empilhadeira e a mercadoria.


Por que o tombamento acontece mesmo quando a carga está dentro dos limites de peso?

 

Por vários motivos.

Toda empilhadeira tem o garfo com 10 a 20 centímetros de altura do chão, ao frear a máquina, a mercadoria pode ir toda para o chão. Para que isso seja evitado, o garfo precisa estar levemente inclinado para a empilhadeira, opostamente da direção do percurso.


Caso não esteja inclinado, não é necessário uma frenagem brusca para acontecer acidentes, uma frenagem comum já é suficiente para que toda a mercadoria seja danificada ou alguém possa sair ferido.

Os tombamentos são classificados em duas categorias:


Tombamento longitudinal

 

Acontece quando a empilhadeira é tombada para frente, os motivos podem ser:


  • Quando a empilhadeira não está devidamente inclinada
  • Quando a torre é levantada muito alto
  • No descuidado ao descer rampas
  • Quando o veículo para bruscamente.


Tombamento lateral

 

 

Acontece quando a empilhadeira é tombada para o lado, os motivos podem ser:


  • Quando a calibragem dos pneus está irregular
  • Quando a empilhadeira faz curvas bruscas
  • Quando há desnivelamento do solo
  • Quando as cargas não estão centralizadas
  • Ou quando a mercadoria está muito inclinada para trás.
 
 

Centro de gravidade

 

 

Centro de gravidade ou centro de carga,  é o que mede a capacidade do equipamento para transportar determinado número de carga. Toda empilhadeira possui o seu centro de gravidade, que varia de acordo com o peso, o tamanho e a altura de levante dos produtos a serem transportados ou erguidos.

Por exemplo: mesmo que o peso da carga esteja dentro dos limites em que o modelo da empilhadeira permite, se erguido de forma irregular, a máquina pode tombar.


Sempre que a elevação do garfo da máquina é aumentada, a capacidade de carga permitida é gradativamente reduzida. Essa proporção de capacidade x altura de elevação chama-se capacidade residual, e cada empilhadeira tem sua própria tabela.


Por isso, é muito importante visitar o manual de instruções do equipamento, lá estarão todas as informações quanto a altura, peso e volume que uma empilhadeira pode suportar, e também a fórmula para que o garfo possa ser levantado sem preocupações. 


Por último, iremos falar sobre o triângulo de estabilidade.

 

 

Em toda empilhadeira, existem 3 pontos de estabilidades, a base desse triângulo são os dois pneus dianteiros e a ponta é o pino de articulação do eixo traseiro. 


O centro de gravidade da máquina, deve sempre estar alinhado a esse triângulo, pois ele é responsável pelo equilíbrio entre a empilhadeira e a mercadoria do garfo. Caso o centro de carga saia de dentro desses pontos de estabilidade, o tombamento da empilhadeira é garantido.


Ao levantar cargas, ou fazer curvas, o centro de gravidade muda dentro desse triângulo, se a carga estiver mais pesada do que o permitido para determinada altura, ou a curva for for feita em alta velocidade, o ponto de equilíbrio ultrapassa as marcações desse triângulo, e qualquer movimento fora dessa limitação, causa o tombamento do veículo.


O centro desse triângulo, se localiza acima da cabeça do empilhador, quanto mais a carga estiver alinhada a esse centro, maior serão as chances de estabilidade. mesmo assim, vale ressaltar que toda empilhadeira tem, velocidade, carga e peso limitados, o descumprimento dessas restrições provocarão acidentes graves.


Gostou das dicas? Você pode acessar o nosso blog onde terão mais assuntos relacionados à empilhadeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados