Alguns cuidados precisam ser tomados para que não haja acidentes no trabalho.
Acidentes como esse são considerados graves, pois além de danificar a empilhadeira e a mercadoria, coloca em risco a vida dos funcionários e clientes da empresa. É preciso muita responsabilidade na hora de calcular a carga que será transportada por uma empilhadeira.
Por esse e outros motivos, a empresa deve ser bastante criteriosa na hora da contratação de um operador da máquina, por isso também, é que a legislação brasileira impõe que para esse serviço, o operador tenha certificado reconhecido na função, ser operador de empilhadeiras é coisa séria!
Você já reparou que as rodas da frente de uma empilhadeira são bem maiores do que as rodas de trás? Pois bem, essa roda dianteira é o ponto de equilíbrio da máquina, como se fosse o centro de uma gangorra, uma empilhadeira descarregada está deliberadamente desequilibrada pois só há peso em um dos lados desse “brinquedo”.
Esse conceito tem um nome técnico, é chamado de “Fulcro”, como já dito, ele fica na parte dianteira da máquina e garante a estabilidade entre a empilhadeira e a mercadoria.
Por que o tombamento acontece mesmo quando a carga está dentro dos limites de peso?
Por vários motivos.
Toda empilhadeira tem o garfo com 10 a 20 centímetros de altura do chão, ao frear a máquina, a mercadoria pode ir toda para o chão. Para que isso seja evitado, o garfo precisa estar levemente inclinado para a empilhadeira, opostamente da direção do percurso.
Caso não esteja inclinado, não é necessário uma frenagem brusca para acontecer acidentes, uma frenagem comum já é suficiente para que toda a mercadoria seja danificada ou alguém possa sair ferido.
Os tombamentos são classificados em duas categorias:
Tombamento longitudinal
Acontece quando a empilhadeira é tombada para frente, os motivos podem ser:
- Quando a empilhadeira não está devidamente inclinada
- Quando a torre é levantada muito alto
- No descuidado ao descer rampas
- Quando o veículo para bruscamente.
Tombamento lateral
Acontece quando a empilhadeira é tombada para o lado, os motivos podem ser:
- Quando a calibragem dos pneus está irregular
- Quando a empilhadeira faz curvas bruscas
- Quando há desnivelamento do solo
- Quando as cargas não estão centralizadas
- Ou quando a mercadoria está muito inclinada para trás.
Centro de gravidade
Centro de gravidade ou centro de carga, é o que mede a capacidade do equipamento para transportar determinado número de carga. Toda empilhadeira possui o seu centro de gravidade, que varia de acordo com o peso, o tamanho e a altura de levante dos produtos a serem transportados ou erguidos.
Por exemplo: mesmo que o peso da carga esteja dentro dos limites em que o modelo da empilhadeira permite, se erguido de forma irregular, a máquina pode tombar.
Sempre que a elevação do garfo da máquina é aumentada, a capacidade de carga permitida é gradativamente reduzida. Essa proporção de capacidade x altura de elevação chama-se capacidade residual, e cada empilhadeira tem sua própria tabela.
Por isso, é muito importante visitar o manual de instruções do equipamento, lá estarão todas as informações quanto a altura, peso e volume que uma empilhadeira pode suportar, e também a fórmula para que o garfo possa ser levantado sem preocupações.
Por último, iremos falar sobre o triângulo de estabilidade.
Em toda empilhadeira, existem 3 pontos de estabilidades, a base desse triângulo são os dois pneus dianteiros e a ponta é o pino de articulação do eixo traseiro.
O centro de gravidade da máquina, deve sempre estar alinhado a esse triângulo, pois ele é responsável pelo equilíbrio entre a empilhadeira e a mercadoria do garfo. Caso o centro de carga saia de dentro desses pontos de estabilidade, o tombamento da empilhadeira é garantido.
Ao levantar cargas, ou fazer curvas, o centro de gravidade muda dentro desse triângulo, se a carga estiver mais pesada do que o permitido para determinada altura, ou a curva for for feita em alta velocidade, o ponto de equilíbrio ultrapassa as marcações desse triângulo, e qualquer movimento fora dessa limitação, causa o tombamento do veículo.
O centro desse triângulo, se localiza acima da cabeça do empilhador, quanto mais a carga estiver alinhada a esse centro, maior serão as chances de estabilidade. mesmo assim, vale ressaltar que toda empilhadeira tem, velocidade, carga e peso limitados, o descumprimento dessas restrições provocarão acidentes graves.
Gostou das dicas? Você pode acessar o nosso blog onde terão mais assuntos relacionados à empilhadeiras.