Responsabilidades de um operador de empilhadeiras

Responsabilidades-de-um-operador-de-empilhadeir


Algumas profissões exigem cursos de qualificação técnica para ser efetuada, o que é o caso do empilhadeirista.


Por mais que as empilhadeiras sejam intuitivas e fáceis de manusear, para operar essa máquina, o profissional terá que fazer um curso técnico fornecido pela própria empresa contratante.


Esse curso  é uma exigência da legislação trabalhista, nele, não é aprendido apenas o manejo da máquina, o aluno do curso receberá orientações sobre segurança no trabalho, técnicas de carregamento, Conhecimentos referentes à norma NR-11 e NR-12, dentre outros.


Essa profissão exige muitos cuidados e responsabilidades, uma empilhadeira costuma estar sempre muito cheia de produtos, em apenas um descuido do operador, muita mercadoria pode ser perdida e um acidente de trabalho pode ser causado com funcionários e clientes. É preciso ter atenção redobrada para esse segmento profissional.


Para que acidentes como esse não aconteçam, as empresas têm deixado os processos seletivos cada vez mais criteriosos, não basta apenas preencher os requisitos do currículo, os recrutadores querem ver  os resultados do candidato na prova prática.


Agora já empregado, o operador de empilhadeiras arcará com responsabilidades muito importantes para o bom funcionamento do comércio, como:


  • Carga e descarga de materiais ou mercadorias
 

O empilhadeirista recebe a mercadoria vinda dos caminhões e transporta até o depósito, almoxarifado ou gôndolas do mercado ou loja. Não é apenas transportar, o transporte deve ser feito com segurança e cuidado. 


Cada mercadoria requer uma atenção especial segundo sua fragilidade, volume e peso da carga. Por isso, cuidados como velocidade, limite de carga, inclinação do garfo e elevação do solo, devem ser cuidadosamente calculada pelo operador. 


  • Identificar danos no produto
 

Ao observar irregularidade com o produto, seja na embalagem ou na cotação, o operador deve imediatamente consultar o seu gerente, como ele é o maior responsável pelo transporte de ambientes externos para internos (ou o contrário) da maioria dos produtos da loja, deve se atentar para que a loja não sofra prejuízos com danos na mercadoria.


  • Cuidados com a empilhadeira
 

As empilhadeiras precisam de manutenção, precisam ser supervisionadas, abastecidas e higienizadas. Esses cuidados precisam de muita atenção da parte do operador, principalmente para máquinas que são carregadas com energia elétrica, pois demoram horas para serem carregadas 100%.


Além disso, o operador deve se atentar com a manutenção preventiva da empilhadeira, checando a saúde de todas as peças. Por exemplo, em um pneu muito calibrado pode surgir rachaduras e estourar, por isso é importante o cumprimento de um check list de manutenção diária.


Essas funções se destacam como principais, mas todas as empresas carregam algumas particularidades que podem ser adaptáveis à proficiência do funcionário. Para todos modelos de empilhadeiras, há um manual de instruções que deve ser rigorosamente seguido.


Alguns cuidados como a manutenção, requer uma empresa que seja referência no mercado, reparos com a empilhadeira precisa ser levado muito a sério para que a sua máquina tenha mais vida útil. 


Se estiver precisando de uma avaliação ou manutenção, entre em contato com a gente, somos especialistas e teremos o prazer em ajudar você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados